capa
Segunda, 28 Janeiro 2019 16:00

Tom Leal apresenta Santos, simples assim

Mostra reúne 13 obras e segue disponível para visitação até o dia 14.
O fotógrafo santista é formado pelo SENAC - São Paulo e já acumula premiações menções honrosas em concursos. O fotógrafo santista é formado pelo SENAC - São Paulo e já acumula premiações menções honrosas em concursos. Tom Leal
Por Diário do Litoral
De Santos

          Foi aberta na última quarta-feira (23), a exposição Santos, simples assim, do fotógrafo Tom  Leal. Obtendo a cidade de Santos como pano de fundo, a mostra apresenta 13 obras que retratam  detalhes arquitetônicos e paisagens que constituem  a identidade da cidade.

          Tendo como base o minimalismo, grafismo e registro documental em suas produções, as fotografias foram capturadas nos meses que se seguiram  ao retorno do fotógrafo ao município, em  2013, após 10 anos vivendo e trabalhando na Capital Paulista.

          Tais registros tiveram  como ferramentas câmeras digitais DSLR, compactas e também  celulares. Adepto do minimalismo, o resultado são imagens com  grande diversidade cromática e de formas, mas que se destacam  por sua simplicidade. “O  sentido de que ‘menos é mais’ é um  dos fundamentos da escola Bauhaus, movimento nascido na Alemanha e que ajudou a disseminar o conceito do minimalismo no mundo todo”, explica o fotógrafo.

          Formado pelo SENAC – São Paulo, o fotógrafo ressalta seu carinho pela cidade retratada, “as imagens selecionadas para a mostra trazem a soma dessas paixões ao amor que sinto por Santos, e que de uma certa maneira pude redescobrir ao voltar a morar aqui”, afirma Tom.

          Tom Leal conquistou o seu primeiro prêmio de fotografia em 2002 e desde então obteve premiações e menções honrosas em  diversos concursos. É um  dos idealizadores da TUmobgrafia, movimento surgido em  Santos, que incentiva o uso de dispositivos móveis na Fotografia. Atualmente possui estúdio em  Santos, na Vila Mathias, onde desenvolve trabalhos em  diversos segmentos, além  de trabalhar como docente no SENAC Santos.

A exposição está disponível para visitação na Cinza General Store, no bairro do Gonzaga, em  Santos.